Biografia

 

Nascido a 06 de Janeiro de 1969 na Flórida, Estados Unidos, Norman Mark Reedus é um ator, diretor, fotógrafo, produtor e modelo estadunidense, mais conhecido por seus personagens Murphy McMannus em “The Boondock Saints” I e II (Santos Justiceiros I e II) e Daryl Dixon, do seriado televisivo da AMC, “The Walking Dead”.

Viveu pouco tempo na Flórida, tendo, aos 12 anos, acompanhado seus pais em viagens e estadias em vários países, como Inglaterra, Espanha e Japão. Para acompanhar uma namorada, ao retornar aos Estados Unidos, mudou-se para Los Angeles. O namoro acabou logo após . Em Los Angeles, ele trabalhou na oficina de uma loja Harley Davidson em Venice e, ao mesmo tempo contribuiu como cenografista em vários shows, como pintor, fotógrafo, escultor e artista de vídeo. Seu primeiro papel como ator foi na peça “Maps para Drowners” no Teatro Tiffany em Sunset Boulevard.

Eu fui apresentado a um diretor e acabei fazendo uma peça no Tiffany Theater em Los Angeles depois que eu bebi demais numa festa e comecei a gritar com todos os convidados da sala de estar de um pavimento no piso superior. Eu tinha acabado de sair do meu emprego em uma loja de motos em Venice. Um agente estava na platéia na primeira noite em que eu participei da peça e acabou me escalando para o meu primeiro filme.

Ainda no ano de 1997, aos 28 anos, iniciou sua carreira cinematográfica, em filmes como “Mutação” (Mutant), “Six Ways to Sunday” e “Floating”. A filmografia é vasta, sendo o primeiro grande sucesso datado de 1999, Santos Justiceiros. O filme não fez bilheteria expressiva no cinema, mas tornou-se um cult a partir de seu lançamento em vídeo, sendo até os dias de hoje um dos filmes mais queridos dentre os americanos, fato que fez com que o filme rendesse uma sequência, em 2009. Inúmeros filmes se seguiram neste período.

Norman Reedus também tem vasto portifólio como modelo, tendo sido, inclusive, o rosto da Prada em várias campanhas, assim como participou de inúmeros videoclips, incluindo REM, Keith Richards, Lady Gaga e Radiohead.

Como fotógrafo, faz um trabalho voltado às cenas do cotidiano dos lugares que ele visita. Realizou uma exibição fotográfica em Nova York, em Novembro de 2011, na Wired Store Times Square. O tema eram imagens da Georgia, produzidas no set de filmagens de The Walking Dead. Vinte e três fotos foram leiloadas e vendidas, sendo toda a renda revertida para trabalhos de caridade (Oxfam). Assim como as fotografias, os curta-metragens que produz (através de sua produtora, a Big Bald Head) também tem a renda obtida com a venda de cópias revertida para diversas instituições de caridade. Mais informações de como adquirir estes filmes estão na página da produtora.

Reedus vive em Chinatown, no sul de Nova York, com seu filho Mingus Lucien Reedus (13/10/1999), fruto de um relacionamento de cinco anos com a supermodelo Helena Christensen, angel da Victoria’s Secret na década de 90.

CURIOSIDADES

norman-reedus-convencao

– Foi o rosto de várias campanhas da Prada na década de 90, desbancando vários nomes famosos, como Nicholas Cage.
– Morou por algum tempo em Londres e no Japão. Antes de se tornar ator, trabalhava como mecânico em uma oficina da Harley-Davidson na California a $7,50 a hora. Paralelamente, fazia alguns trabalhos artísticos não relacionados à interpretação, como pinturas e esculturas.
– Envolveu-se em um acidente automobilístico no final de Fevereiro de 2005 em Berlim, Alemanha, enquanto retornava de um show do R.E.M.. O automóvel onde ele estava foi atingido por um caminhão, quando seu motorista entrou em um cruzamento no momento errado. Norman foi ejetado do veículo através do pára-brisa, caindo de rosto na calçada. O acidente rendeu-lhe uma cirurgia para reconstrução da órbita com prótese de titânio à esquerda e parte da face e do nariz receberam vários parafusos em sua reconstrução. Ainda no hospital ele teve a idéia que, logo após, se transformaria no curta-metragem “Meet me in Berlin” – sim, as lesões mostradas no curta são reais!
– Quando criança, queria ser um biólogo marinho, e era fã dos documentários de Jacques Cousteau.
– Norman é apaixonado por animais. Atualmente tem um gato de estimação, Eye in the Dark. Seu filho, Mingus, tinha uma cobra de estimação, mas a mesma fugiu do apartamento onde ambos moram, em Chinatown.
– Sempre interpretou personagens perturbados e perturbadores, mas não descarta algum dia interpretar um mocinho ou mesmo atuar em alguma comédia.
– É dono de um bar em Chinatown, tendo como sócios Scott Hockens, Seamus Regan e Amit Zaman
– Premiações: Prêmio especial do Júri como melhor performance em Floating (1999) – New England & Video Festival; Indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante em televisão, por The Walking Dead – Academy of Science, Fiction, Fantasy and Horror Films, USA.
– Norman costuma definir-se como um “molenga” (“wimp”) ou um “babaca” (“Dork”) jocosamente, e afirma categoricamente que não faria nada além de fugir e esconder-se caso ameaçado por uma horda de zumbis (“Eu me esconderia no alto de uma cobertura, apenas de pijama e pantufas de coelhinho”). Quanto às suas auto-denominações, os fãs, evidentemente, discordam totalmente.
– Possui bichos de pelúcia em seu quarto, sobre a cama, além do seu gato e, eventualmente , de cobras, lagartos e outros pets.
– É o feliz proprietário de duas motos Triumph, feitas exclusivamente para ele, com a qual ele locomove-se na Georgia, além de um caminhão tipo pick-up Ford F1 1979 (“E eu não sei como vou estacionar isso em Chinatown quando eu retornar”). Algumas entrevistas mencionam também uma Harley-Davidson com a qual ele se desloca quando está em Los Angeles.

TODAS AS TATUAGENS DE NORMAN REEDUS

norman-reedus-tatuagens
1. Uma serpente na coxa esquerda;
2. Uma estrela na mão direita;
3. Um coração no punho direito;
4. Um dragão no braço direito;
5. O nome Mingus (seu filho) no antebraço;
6. O nome Norman (seu pai) no peito;
7. Duas gárgulas nas costas;
8. Um pequeno X ou cruz sobre a clavícula esquerda;

Norman Reedus Brasil - Sua maior e melhor fonte brasileira sobre o ator, diretor, produtor, modelo e fotógrafo Norman Reedus.